Pesquisa no Site

29 de nov. de 2011

Produzindo Conteúdos para o Facebook

A grande ferramenta do momento é o Facebook. O site está conquistando cada vez mais usuários e o sucesso teve a ajuda do filme "Rede Social" que conta a história da fundação do site. Para a empresa é importante obter interação, conquistar cliques em curtir e comentários para cada conteúdo publicado.



Quantas pessoas podem ver um conteúdo?
Você publicou um conteúdo e como exemplo vamos dizer que 7 pessoas curtiram. Podemos supor que cada uma dessas pessoas tem um mínimo de 300 amigos. Seu conteúdo foi exibido para mais de 2.100 pessoas. Esse é apenas um exemplo da força dessa ferramenta que está conquistando o Brasil.


Conteúdos com Links e fotos
Esse é o grande segredo do Facebook no momento. Uma imagem chama muito mais a atenção do leitor do que um vídeo ou texto. Você pode variar os formatos de publicar seu conteúdo, mas a dica é utilizar a publicação de uma foto com um pequeno texto e o link do site da empresa com mais detalhes.

Exemplo!
Eu trabalho em uma rádio e todo o conteúdo jornalístico é publicado no site e os link enviados para o Twitter. Antes de assumir o Facebook as publicações do Twitter eram ligadas diretamente ao Facebook. O que eu fiz foi imediatamente cortar qualquer ligação do Facebook com o Twitter. Comecei a publicar conteúdos usando imagem e links e logo na primeira semana de 300 acessos o site teve um aumento para 1000 visitas tendo o Facebook como a maior fonte de trafego.

Posso repetir conteúdo?
Não só pode como deve! Pela manhã você pode postar e atingir um público diferente da tarde e noite. Assim a dica é mudar a imagem e tentar um enfoque diferente para o conteúdo em outros períodos do dia. Busque atingir todos os períodos como manhã, tarde e noite.

O que chama a atenção nessa rede?
Como no Youtube no  Facebook podemos dizer que o conteúdo que mais atrai clique e comentários são aqueles inusitados, engraçados, estranhos, vida real, autêntico e produção caseira.

Estratégias de conteúdo no Facebook:
Você pode trabalhar com o conteúdo da sua empresa de diversas formas e é importante fazer essa variação para não entrar na mesmice.
  • Perguntas 
  • Complemento de frases 
  • Enquetes 
  • Vídeos 
  • Fotos 
  • Imagens 
  • Notas 
  • Histórias
Poderia ficar aqui explicando cada um desses itens, mas isso será tema de um outro artigo. Você deve ter conhecimento de alguns desses itens como enquetes, vídeos, fotos e perguntas. Prometo trazer um artigo detalhando todos esses itens e um tutorial explicativo para facilitar o entendimento.

Você pode contribuir com esse artigo respondendo a forma que você publica seus conteúdos e o que funciona mais com você? Comente!




26 de nov. de 2011

Como criar um Perfil no Facebook? - Vídeo

Nesse vídeo você vai aprender a criar um perfil no Facebook. Os programadores alteraram algumas coisas sesse processo e agora é complicado você criar um perfil com o nome da sua empresa. Nesse tutorial eu consegui criar usando o meu nome e depois tive que criar uma Fan Page com o nome da Empresa. Tente criar um perfil com o nome da sua empresa e se não der use seu nome e depois transforme em uma Fan Page.







A Minha Empresa Deve Entrar nas Redes Sociais?

Certamente você deve estar se perguntando se deve colocar a empresa na rede, contratar ou formar uma equipe e comprar equipamentos para manter a atualização? O medo de encarar uma crise na rede faz você pensar em deixar o bicho quieto. Não mexer na rede para não provocar? Você vai resolver esse dilema agora lendo mais um artigo do "Empresa na Rede Social" o seu site de informação e interação.



Por que criar perfil em Redes Sociais?
Antes de dar a resposta definitiva para o título desse artigo quero colocar algumas informações necessária para você empresário que está pensando em entrar nas Redes Sociais:

- Milhões de pessoas estão presentes nas redes sociais todos os dias;
- As pessoas podem falar bem ou mal do seu produto ou marca;
- Se a empresa não estiver na rede como vai se defender? Como evitar que a crise aumente?
- Cada vez mais empresas de grande porte estão migrando para as redes e monitorando tudo para crescer cada vez mais.

Isso responde a pergunta desse artigo? Quase! Continue lendo porque a resposta é muito simples e será respondida agora.

A minha empresa deve entrar nas Redes Sociais?
A resposta para essa pergunta é: Sua empresa já está nas Redes Sociais porque o seu cliente está lá. Sua empresa não precisa de um perfil em uma rede para estar no tema e assuntos debatidos dentro do Facebook, Twitter, Orkut, Youtube e muito mais. Por isso é muito importante a presença da empresa na rede para monitorar, poder evitar qualquer crise e claro, crescer ainda mais conquistando mais clientes.

Conhece algum exemplo de crise na internet de alguma empresa da sua cidade? Comente aqui!




Melhor Horário para Publicar Conteúdo no Facebook

Nesse artigo você vai ter um pouco de noção sobre o melhor momento para publicar na rede social "Facebook". Sua empresa deve realizar um estudo do perfil do cliente e sua interação. Crie metas de interação e analise o desempenho semanal. Essa dica que você vai ler pode proporcionar uma idéia básica para o ponto de partida.

Melhor Horário no Facebook:
No Estados Unidos uma empresa Postou um estudo de 3 anos revelando os horários de maior interação no Facebook. As informações de relevância para o Brasil são:

- Na manhã a interação é maior por ter um número menor de produção de conteúdo do que a tarde. Segundo o estudo a parte da manhã tem cerca de 39% mais interação do que a tarde. As publicações na parte da manhã são mais escassas dando um período maior de visualização.

- O Facebook tem 3 horários de pico de audiência: às 11h, 15h, 20h. São os horários quentes e a dica é de colocar os principais conteúdos nesses horários.


- O período com menos interação é nos Domingos entre 14h e 18h. Foque o seu conteúdo para a noite de Domingo.

- Os dias com mais interação no Facebook são Quarta, Terça e Quinta essa ordem de relevância.

Vale lembrar que esses dados podem ser diferentes para sua empresa. O ideal é observar a interação do seu cliente e ver em quais dias e períodos o retorno é maior. No Facebook uma foto vale mais do que um vídeo e um vídeo vale mais do que um texto. Pense nisso e veja qual conteúdo rende mais interação.

Sua colaboração:
Na sua empresa o cliente interage mais em qual horário do dia? Qual dia da semana? Comente aqui para ajudar outros leitores e para determinarmos uma comparação nas empresas do Brasil.

Compartilhe esse artigo com seus amigos!




22 de nov. de 2011

Monte sua Equipe para a Rede Social

A empresa deve trabalhar com uma equipe focada nas redes sociais. Isso é muito importante para manter a atualização e em um caso de crise saber amenizar da melhor forma. Nesse artigo vou passar algumas dicas de como escolher os profissionais e do que essa equipe vai precisar para atuar na rede.

O profissional de conteúdo
Deve ser alguém que além de escrever bem deve ter criatividade e noção do que  chama mais atenção na internet. Um jornalista é o mais indicado e ele deve ter experiência com rede social. Deve saber utilizar as principais redes como Facebook, Twitter, Orkut, Youtube e etc.

A cara da empresa na internet
Muito importante ter na equipe um Webdesign para cuidar do visual da empresa na internet. Os sites devem conversar entre si. A cara e a marca devem ser iguais no Facebook, no Twitter, Blog e em todas as redes exploradas pela empresa. O responsável deve ter uma noção de fotografias e filmagens digitais para fornecer conteúdo na área visual.


Relacionamento com o cliente
A equipe deve atender o cliente e interagir através da rede. Na comunicação que trabalha com essa relação é uma profissional em Relações Públicas que pode organizar eventos e promoções usando  a internet.

Equipamento para a equipe
Faça uma lista de tudo que já está disponível na empresa. Computadores, note books, smartfones, tablets, filmadora, câmera fotográfica e conexão com a internet. Um bom smartfone pode substituir a câmara fotográfica e até a filmadora. A conexão da internet deve estar de acordo com o tempo necessário para postar conteúdos de áudio e vídeo e os computadores compatíveis com os sistemas da internet que não param de evoluir.

Prevenir situações na rede
Muito importante ter em mente o que pode dar certo e errado na rede. Na rede social as pessoas podem estar falando bem ou mal do seu produto e sua equipe deve estar preparada para todas as situações possíveis. Faça simulações de crise para treinar a equipe na melhor forma de amenização. Trabalhe sempre essas possibilidades e se mantenha atualizado e procurando corrigir falhas no atendimento e qualidade do serviço da empresa.

Escolha a equipe a dedo porque é ela que vai promover, amenizar ou afundar a sua empresa. A rede social pode acabar com uma empresa com ela dentro ou fora da rede. As pessoas falam e discutem o seus serviços e produtos e se você não estiver na rede que vai defender? Escolha os melhores para a sua equipe! Steve Jobs sempre contratou os melhores e usava isso como filosofia de vida. Lembre o que ele falou para o diretor da Pepsi e reflita.
"Você quer continuar vendendo água com açúcar? Ou quer conquistar o mundo?" 
Steve Jobs

E você o que tem para contribuir? Como montaria sua equipe e trabalharia a rede social?




17 de nov. de 2011

Escolha as Melhores Redes Sociais para a Empresa

Saiba quais são as principais redes sociais do Brasil e em qual sua empresa deve estar. Conheça o perfil de usuários de cada rede social e não entre em todas se não for capaz de manter a interação e atualização. Você vai saber o que uma Rede pode fazer por sua empresa.


Fique onde seus clientes estão!
A melhor maneira de escolher uma rede social é escolher aquela em que o seu cliente está. Para isso você deve conhecer o perfil de usuário de cada rede. Se o seu público alvo é o jovem e adolescente aposte no Orkut, se for um perfil de meia-idade escolha o Facebook e se for um perfil de mais idade volte para o Orkut. Esse são alguns exemplos dos dias de hoje (17/11/2011). Você deve saber que os usuários do orkut estão migrando para o Facebook e que o Youtube é uma grande ferramenta de marketing para todas as idades e que também é uma rede social.


Quais são as principais Redes Sociais do Brasil?
Antes de indicar e falar um pouco das Redes Sociais que considero importante para a sua empresa, quero destacar essa imagem que mostra a quantidade de usuários em redes sociais no Brasil:
Confira a força que estas redes podem proporcionar para a sua empresa. São milhões de usuários e nesses milhões você pode conquistar milhares de clientes. O MSN é uma grande ferramenta para comunicação entre você e seus clientes. Da para usar como exemplo os serviços de tele entrega que estão usando o MSN para facilitar o contato e pedido. Mas as redes que quero indicar e falar um pouco são: Facebook, Youtube, Twitter e Orkut.


Facebook
A grande tendência em redes sociais agora é o Facebook. Quase todos os usuários do Orkut migraram e ainda estão trocando o Orkut pelo Facebook. Confira algumas dicas:


  • Postagens com imagens conseguem 22% a mais de engajamento em relação as  postagens com vídeos
  • Postagens com imagens possuem 54% a mais de engajamento em relação a postagens de texto
  • Porém postagens com vídeos têm 27% a mais de envolvimento em relação a postagens de texto



Youtube
No Youtube a simplicidade nos vídeos e o inusitado é o que mais atrai visualizações e uma campanha focada e bem trabalhada rende muitos frutos no maior canal de vídeos do mundo. O que vale mais no Youtube:


  • O inusitado
  • O engraçado
  • O estranho
  • A vida real
  • O autêntico
  • A produção caseira

Twitter

A ferramenta que vai ajudar a trazer o internauta para o site da sua empresa. Vai ajudar a divulgar sua promoção e fomentar o interesse do cliente pela sua marca. Não aconselho a usar o twitter para interagir com o cliente e sim para apresentar conteúdos e informações sobre o seu negócio. O tempo de resposta do twitter é imediato. Você posta um conteúdo e em seguida recebe o retorno  do usuário. Dicas do que postar no Twitter:


  • Informações
  • Dicas
  • Notícias
  • Novidades
  • Conteúdos produzidos por terceiros
  • Links para o site
  • Links sites externos
  • Conteúdos relacionados com  a marca

Orkut
Continue utilizando essa rede por que nunca se sabe se essa febre, que dominou o Brasil a pouco tempo, volte com tudo depois de uma reformulação que a equipe do Google certamente está  fazendo. A utilização do Orkut é semelhante a do Facebook com o diferencial das comunidades que podem render muitas discussões e fonte de informação. Estude os internautas, analise as comunidades e veja o que está influenciando para montar sua estratégia de marketing.


Entre para valer na Rede!
Lembre-se de entrar com tudo nas Redes Sociais. Sua empresa deve marcar e ser marcado. Se for para entrar em uma rede e ficar desatualizado desista antes de tentar. Tenha em mente que a imagem pode ser estragada por estar desatualizada na Rede Social. Complete o perfil da sua empresa com muito conteúdo e mantenha a atualização todos os dias.

Comente aqui o que sua empresa faz na Rede Social?
Quero saber um pouco sobre a sua empresa. O que ela faz? Qual o seu negócio e qual estratégia está usando para interagir com os clientes na internet? Comente! Sua opinião é muito importante.




Mais Seguidores no Twitter da Empresa

Essa dica serve para qualquer pessoa conquistar mais seguidores nessa rede social que se chama Twitter. Quanto mais seguidores mais força o seu conteúdo ganha, mais visitas no seu site e mais clientes para o seu negócio. Saiba como conquistar o interesse de usuários em potencial para sua empresa. Obtenha poder na rede com milhares de seguidores. Confira aqui nesse artigo do Empresa na Rede Social.



Twitter?
Muita gente se pergunta o que é esse twitter? Como funciona? E pra que serve? Três perguntas para esclarecer antes de demonstrar o segredo de ganhar muitos seguidores por dia.


O que é esse Twitter?
A primeira questão é simples de responder. O Twitter é uma rede social onde vários usuários compartilham informações e interesses em comum. Tem aqueles que são extremamente viciados e que descrevem tudo o que acontece em suas vidas. Para ter uma ideia confira esse vídeo:


Como funciona?
No vídeo tem algumas dicas mas não tem mistério. Você cria uma conta, publica suas informações e todos os que te segue vão receber o recado. Vale lembrar que você pode escrever 140 caracteres. Você recebe as atualizações de quem você segue.

Para que serve? 
O Twitter serve para tudo o que você quiser escrever. Mas como estamos falando de Twitter para empresa o ideal é utilizar o Twitter como agregador de conteúdo. Você vai divulgar conteúdos da sua empresa, promoções e buscar trazer o internauta do twitter para o site da empresa.

Como Conquistar Seguidores no Twitter?
A primeira dica é seguir o lema do twitter "seguir quem te segue", assim você não perde seguidores. O segundo passo é divulgar o seu twitter no site da empresa, no Facebook e nas redes em que a empresa está cadastrada. Terceiro passo e o mais importante: Siga para ser seguido. Siga todos os seguidores do seu concorrente. Você terá os seguidores que gostam do produto da sua empresa.

Programas para lhe ajudar:
Vou indicar aqui dois programas para você utilizar no processo de parar de seguir quem não te segue e um programa para ajudar a seguir todos que seguem o seu concorrente.

Unfollow - Sistema que vai ajudar a identificar todos que você segue, mas que não te seguem. Você poderá  deixar de seguir esses usuários. É importante usar essa ferramenta quando o seu perfil atinge o número máximo de pessoas que você segue. Assim você fará uma limpeza.

Twitter Central 2.0 - Esse sistema vai ajudar a adicionar todos os seguidores do seu concorrente. No site você vai encontrar as explicações necessárias para utilizar a ferramenta.

Você ficou com alguma dúvida?
Quero saber a sua opinião  e pergunta sobre qualquer dúvida aqui nesse artigo. Lembre-se que sua opinião é muito importante para mim e para todos os leitores desse site.





16 de nov. de 2011

Quantas mensagens a empresa deve postar por dia no Twitter?

Nesse artigo você vai conferir um gráfico com a audiência do twitter no período da manhã, tarde e noite. Você saberá o número máximo e o mínimo de informações que sua empresa deve postar usando o twitter e dicas de como chamar atenção nessa rede de informação.




Qual o número de usuário diário no twitter?
A empresa deve utilizar o twitter atingindo os usuários da manhã, tarde e noite. Para isso deve escolher o conteúdo e programar nos 3 turnos alterando o contexto para não repetir a informação. Nesse mesmo artigo vou dar dicas de programas grátis para você programar as mensagens do twitter. Antes confira esse gráfico que mostra os horários de maior audiência do twitter:


Qual a frequência de posts no twitter?
O ideal é realizar um post a cada meia hora. Muita gente odeia abrir o twitter e ver uma sequência de mensagens de uma mesma pessoa. A reação quase sempre é de parar de seguir aquele perfil. Para você não correr o risco de perder seguidores planeje e publique com regularidade e no mínimo a cada meia hora. O máximo recomendado é postar em intervalos de uma hora. Repetindo: Você deve publicar no mínimo a cada meia hora e no máximo em intervalos de uma hora. Procure atingir os horários de maior audiência do twitter.

Você deve programar o twitter!
Fica complicado twittar de hora em hora ou a cada meia hora manualmente. É um trabalho desgastante. Para facilitar a sua vida existem muitos programas grátis que realizam esse trabalho para você. O programa que eu utilizo e recomendo é o TweetDeck. Pesquise sobre esse programa e baixe a versão para seu desktop.

Dúvidas e Opiniões:
O seu comentário é muito importante e qualquer dúvida será respondida com o maior prazer. Utilize sempre o espaço de comentários para opinar e perguntar, assim você ajuda outros leitores e ainda ganha um link para o site ou blog da sua empresa. Este artigo lhe ajudou? O que você gostaria que fosse abordado aqui no "Empresa na Rede Social"? Comente!





15 de nov. de 2011

Como Criar o Perfil no Facebook para Sua Empresa

No Brasil o Facebook é moda agora e sua empresa deve estar nessa rede social porque é lá que todos estão. E para isso o perfil da sua empresa deve estar adequado e interessante para seus clientes. A dica é criar um perfil e uma Fan Page.




O Jeitinho Brasileiro:
O Facebook até tentou proibir empresas de criar perfis, mas como o brasileiro já estava acostumado com o Orkut, migrou para o Facebook da mesma forma. Agora o Facebook está revendo a questão de "proibir o perfil de empresas". Assim, você não pode perder tempo e deve criar um perfil urgente para a sua empresa.

Como criar um perfil no Facebook?

É muito simples resolver essa questão. Preencha esse formulário e pronto. Sua empresa está dentro de uma das maiores redes sociais do mundo. O próximo passo é configurar o perfil da sua empresa. Você vai aprender a usar o Facebook para atrair clientes e aumentar a força da sua marca. Confira a próxima dica!


Conteúdo no Perfil da Empresa:
A ideia principal é fazer com que o seu cliente leve muitas horas para ver todo o conteúdo dentro do perfil de sua empresa. Assim, adicione fotos de todos os funcionários, história sobre a empresa, vídeos comerciais, depoimentos de funcionários e tudo o que for relacionado. Sobrecarregue o perfil com tudo o que for possível.

Você deve interagir para obter interação?
Sim. Compartilhe na rede e você receberá compartilhamento. O conteúdo na rede é muito importante e esse será o tema de um outro artigo aqui no "Empresa na Rede Social". Agora para iniciar sua divulgação na rede comente aqui nesse artigo uma dica ou sua opinião e coloque o link do perfil da sua empresa ou Fan Page. Valeu e grande abraço!