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29 de nov. de 2011

Produzindo Conteúdos para o Facebook

A grande ferramenta do momento é o Facebook. O site está conquistando cada vez mais usuários e o sucesso teve a ajuda do filme "Rede Social" que conta a história da fundação do site. Para a empresa é importante obter interação, conquistar cliques em curtir e comentários para cada conteúdo publicado.



Quantas pessoas podem ver um conteúdo?
Você publicou um conteúdo e como exemplo vamos dizer que 7 pessoas curtiram. Podemos supor que cada uma dessas pessoas tem um mínimo de 300 amigos. Seu conteúdo foi exibido para mais de 2.100 pessoas. Esse é apenas um exemplo da força dessa ferramenta que está conquistando o Brasil.


Conteúdos com Links e fotos
Esse é o grande segredo do Facebook no momento. Uma imagem chama muito mais a atenção do leitor do que um vídeo ou texto. Você pode variar os formatos de publicar seu conteúdo, mas a dica é utilizar a publicação de uma foto com um pequeno texto e o link do site da empresa com mais detalhes.

Exemplo!
Eu trabalho em uma rádio e todo o conteúdo jornalístico é publicado no site e os link enviados para o Twitter. Antes de assumir o Facebook as publicações do Twitter eram ligadas diretamente ao Facebook. O que eu fiz foi imediatamente cortar qualquer ligação do Facebook com o Twitter. Comecei a publicar conteúdos usando imagem e links e logo na primeira semana de 300 acessos o site teve um aumento para 1000 visitas tendo o Facebook como a maior fonte de trafego.

Posso repetir conteúdo?
Não só pode como deve! Pela manhã você pode postar e atingir um público diferente da tarde e noite. Assim a dica é mudar a imagem e tentar um enfoque diferente para o conteúdo em outros períodos do dia. Busque atingir todos os períodos como manhã, tarde e noite.

O que chama a atenção nessa rede?
Como no Youtube no  Facebook podemos dizer que o conteúdo que mais atrai clique e comentários são aqueles inusitados, engraçados, estranhos, vida real, autêntico e produção caseira.

Estratégias de conteúdo no Facebook:
Você pode trabalhar com o conteúdo da sua empresa de diversas formas e é importante fazer essa variação para não entrar na mesmice.
  • Perguntas 
  • Complemento de frases 
  • Enquetes 
  • Vídeos 
  • Fotos 
  • Imagens 
  • Notas 
  • Histórias
Poderia ficar aqui explicando cada um desses itens, mas isso será tema de um outro artigo. Você deve ter conhecimento de alguns desses itens como enquetes, vídeos, fotos e perguntas. Prometo trazer um artigo detalhando todos esses itens e um tutorial explicativo para facilitar o entendimento.

Você pode contribuir com esse artigo respondendo a forma que você publica seus conteúdos e o que funciona mais com você? Comente!