Saiba quais são as principais redes sociais do Brasil e em qual sua empresa deve estar. Conheça o perfil de usuários de cada rede social e não entre em todas se não for capaz de manter a interação e atualização. Você vai saber o que uma Rede pode fazer por sua empresa.
Fique onde seus clientes estão!
A melhor maneira de escolher uma rede social é escolher aquela em que o seu cliente está. Para isso você deve conhecer o perfil de usuário de cada rede. Se o seu público alvo é o jovem e adolescente aposte no Orkut, se for um perfil de meia-idade escolha o Facebook e se for um perfil de mais idade volte para o Orkut. Esse são alguns exemplos dos dias de hoje (17/11/2011). Você deve saber que os usuários do orkut estão migrando para o Facebook e que o Youtube é uma grande ferramenta de marketing para todas as idades e que também é uma rede social.
Quais são as principais Redes Sociais do Brasil?
Antes de indicar e falar um pouco das Redes Sociais que considero importante para a sua empresa, quero destacar essa imagem que mostra a quantidade de usuários em redes sociais no Brasil:
Confira a força que estas redes podem proporcionar para a sua empresa. São milhões de usuários e nesses milhões você pode conquistar milhares de clientes. O MSN é uma grande ferramenta para comunicação entre você e seus clientes. Da para usar como exemplo os serviços de tele entrega que estão usando o MSN para facilitar o contato e pedido. Mas as redes que quero indicar e falar um pouco são: Facebook, Youtube, Twitter e Orkut.
A grande tendência em redes sociais agora é o Facebook. Quase todos os usuários do Orkut migraram e ainda estão trocando o Orkut pelo Facebook. Confira algumas dicas:
- Postagens com imagens conseguem 22% a mais de engajamento em relação as postagens com vídeos
- Postagens com imagens possuem 54% a mais de engajamento em relação a postagens de texto
- Porém postagens com vídeos têm 27% a mais de envolvimento em relação a postagens de texto
Youtube
No Youtube a simplicidade nos vídeos e o inusitado é o que mais atrai visualizações e uma campanha focada e bem trabalhada rende muitos frutos no maior canal de vídeos do mundo. O que vale mais no Youtube:
- O inusitado
- O engraçado
- O estranho
- A vida real
- O autêntico
- A produção caseira
A ferramenta que vai ajudar a trazer o internauta para o site da sua empresa. Vai ajudar a divulgar sua promoção e fomentar o interesse do cliente pela sua marca. Não aconselho a usar o twitter para interagir com o cliente e sim para apresentar conteúdos e informações sobre o seu negócio. O tempo de resposta do twitter é imediato. Você posta um conteúdo e em seguida recebe o retorno do usuário. Dicas do que postar no Twitter:
- Informações
- Dicas
- Notícias
- Novidades
- Conteúdos produzidos por terceiros
- Links para o site
- Links sites externos
- Conteúdos relacionados com a marca
Orkut
Continue utilizando essa rede por que nunca se sabe se essa febre, que dominou o Brasil a pouco tempo, volte com tudo depois de uma reformulação que a equipe do Google certamente está fazendo. A utilização do Orkut é semelhante a do Facebook com o diferencial das comunidades que podem render muitas discussões e fonte de informação. Estude os internautas, analise as comunidades e veja o que está influenciando para montar sua estratégia de marketing.
Entre para valer na Rede!
Lembre-se de entrar com tudo nas Redes Sociais. Sua empresa deve marcar e ser marcado. Se for para entrar em uma rede e ficar desatualizado desista antes de tentar. Tenha em mente que a imagem pode ser estragada por estar desatualizada na Rede Social. Complete o perfil da sua empresa com muito conteúdo e mantenha a atualização todos os dias.
Comente aqui o que sua empresa faz na Rede Social?
Quero saber um pouco sobre a sua empresa. O que ela faz? Qual o seu negócio e qual estratégia está usando para interagir com os clientes na internet? Comente! Sua opinião é muito importante.