Pesquisa no Site

22 de nov. de 2011

Monte sua Equipe para a Rede Social

A empresa deve trabalhar com uma equipe focada nas redes sociais. Isso é muito importante para manter a atualização e em um caso de crise saber amenizar da melhor forma. Nesse artigo vou passar algumas dicas de como escolher os profissionais e do que essa equipe vai precisar para atuar na rede.

O profissional de conteúdo
Deve ser alguém que além de escrever bem deve ter criatividade e noção do que  chama mais atenção na internet. Um jornalista é o mais indicado e ele deve ter experiência com rede social. Deve saber utilizar as principais redes como Facebook, Twitter, Orkut, Youtube e etc.

A cara da empresa na internet
Muito importante ter na equipe um Webdesign para cuidar do visual da empresa na internet. Os sites devem conversar entre si. A cara e a marca devem ser iguais no Facebook, no Twitter, Blog e em todas as redes exploradas pela empresa. O responsável deve ter uma noção de fotografias e filmagens digitais para fornecer conteúdo na área visual.


Relacionamento com o cliente
A equipe deve atender o cliente e interagir através da rede. Na comunicação que trabalha com essa relação é uma profissional em Relações Públicas que pode organizar eventos e promoções usando  a internet.

Equipamento para a equipe
Faça uma lista de tudo que já está disponível na empresa. Computadores, note books, smartfones, tablets, filmadora, câmera fotográfica e conexão com a internet. Um bom smartfone pode substituir a câmara fotográfica e até a filmadora. A conexão da internet deve estar de acordo com o tempo necessário para postar conteúdos de áudio e vídeo e os computadores compatíveis com os sistemas da internet que não param de evoluir.

Prevenir situações na rede
Muito importante ter em mente o que pode dar certo e errado na rede. Na rede social as pessoas podem estar falando bem ou mal do seu produto e sua equipe deve estar preparada para todas as situações possíveis. Faça simulações de crise para treinar a equipe na melhor forma de amenização. Trabalhe sempre essas possibilidades e se mantenha atualizado e procurando corrigir falhas no atendimento e qualidade do serviço da empresa.

Escolha a equipe a dedo porque é ela que vai promover, amenizar ou afundar a sua empresa. A rede social pode acabar com uma empresa com ela dentro ou fora da rede. As pessoas falam e discutem o seus serviços e produtos e se você não estiver na rede que vai defender? Escolha os melhores para a sua equipe! Steve Jobs sempre contratou os melhores e usava isso como filosofia de vida. Lembre o que ele falou para o diretor da Pepsi e reflita.
"Você quer continuar vendendo água com açúcar? Ou quer conquistar o mundo?" 
Steve Jobs

E você o que tem para contribuir? Como montaria sua equipe e trabalharia a rede social?