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23 de dez. de 2011

Regras de Utilização da Rede Social na Empresa

Aprenda a proteger sua empresa de uma eventual crise em redes sociais. Nesse artigo vou falar sobre o manual de ética da sua empresa com relação ao acesso dos funcionários a rede. Como criar esse pequeno manual que vai estipular algumas regras de conduta para que sua empresa evite enfrentar problemas por uso indevido de algum colaborador.


A Liberdade dentro da Empresa
Nos dias de hoje muitas empresas perdem ao proibir o uso de redes sociais para seus funcionários. Isso pode ser prejudicial para os negócios da sua equipe porque é na rede que está todo mundo. É lá que um contato comercial vai buscar mais clientes, o jornalista vai interagir com a fonte e assim muitas empresas estão abrindo portas para esse novo mercado de possibilidades. Use a liberdade para motivar seus funcionários, mas antes de qualquer coisa, você deve criar normas para esse uso.

Que a Vida Real seja igual a Vida na Rede
Esse é o grande argumento que você deve usar para solicitar a ética dos seus funcionários dentro da Rede Social. Peça para que sejam os mesmos da vida real. Evitem fazer o que não fariam fora da rede. Comentários sobre os bastidores do trabalho, algum colega e empresa devem ser evitados em seus perfis particulares. Lembre seus funcionários de que eles carregam o sobrenome da empresa. São conhecidos por atuarem e defenderem as cores da empresa. Tudo que, até por ingenuidade, for colocado na rede pode se voltar para o nome da empresa.

A força da Rede Social
Na vida real você pode fazer algumas besteiras. Pode beber todas depois do trabalho e falar bobagens. Brigar com alguém. Falar mal do concorrente e muito mais. A repercussão será muito menor do que um ato desses dentro da Rede Social. Se for no Twitter, Facebook ou no Youtube a repercussão pode alcançar milhões de usuários e quem vai ficar com o nome manchado será você e também a sua empresa.

A solução para esse caso
Como já falei aqui, sua empresa deve solicitar a ética de cada funcionário. Deve alertar para os riscos que a rede pode causar e estipular algumas normas de conduta. Assim como existe as normas de conduta dentro da empresa, crie normas para o uso da rede. Faça um pequeno manual numerando dicas e entregue para todos. Busque realizar reuniões para falar sobre o assunto e mostre exemplos de fatos envolvendo as redes sociais. Muitas vezes essas crises iniciaram por pura ingenuidade. Evite isso agora mesmo alertando e estipulando regras de conduta.