Pesquisa no Site

1 de dez de 2011

Como Enfrentar uma Crise nas Redes Sociais?

Se eu fosse resumir todo esse artigo em uma palavra diria "Transparência". Você vai acompanhar um exemplo fictício e depois a melhor maneira de amenizar a crise. Será que a sua empresa está pronta para trabalhar uma crise em redes sociais? Você tem uma equipe especializada? Confira agora aqui em mais um artigo do Empresa na Rede Social.



Sua empresa está preparada para evitar uma crise?
Antes de tudo você deve estar preparado para tudo e montar uma equipe para trabalhar crises é muito importante para sua empresa. Faça reuniões e procure pensar no que de pior pode acontecer. Escolhas a melhor maneira de resolver esse problema quando acontecer. Isso é estar preparado para conter uma crise, saber todas as possibilidades e soluções para qualquer eventualidade.

Minha empresa está em uma crise na rede e agora?
Vamos supor que por acaso um de seus colaboradores publicou uma mensagem pessoal por engano no perfil da sua empresa. E esse perfil era o twitter com mais de 500 mil seguidores. Sua empresa é da área de saúde e ele postou o seguinte "Galera! vamos para a balada tomar todas hoje". E agora?

Prevenir para não remediar
A primeira dica para resolvermos esse caso é evitar o perfil da empresa junto com perfis pessoais. Programas como TweetDeck e HootSuite que são os mais utilizados por empresas, para facilitar a programação, tem essa possibilidade de administrar varias contas.Use só a conta da empresa e deixe a conta pessoal para publicar direto no site do twitter. Qualquer descuido é suficiente para formar uma crise.

Aconteceu e agora vamos combater a crise
Hora de juntar a equipe e rapidamente trabalhar a crise para que ela não se espalhe mais. Nesse caso e em todos os casos a transparência é a melhor saída. Não adianta tentar esconder ou excluir o conteúdo porque sempre tem alguém que é mais rápido e Retwitta para outras pessoas. Responda a crise explicando o que realmente aconteceu e coloque um link para um blog ou uma página da empresa com mais detalhes e explicações. Seja sincero e o resultado vai ser mais credibilidade para sua empresa.

Sua opinião sobre esse artigo
Como sempre o seu comentário é muito importante para o Empresa na rede Social. E esse tema "crise" é muito grande e existem muitos exemplos para refletirmos e encontrarmos soluções. Você pode colocar aqui nesse artigo outro exemplo e assim obter a opinião de nossos leitores. Vamos debater e encontrar soluções. Comente!