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23 de nov. de 2012

Sua empresa merece uma Fan Page e não um Perfil no Facebook

O brasileiro migrou do Orkut para o Facebook e levou um habito que não agradou Mark Zuckerberg. O brasileiro começou a criar perfil pessoal para empresas. Para evitar isso o Facebook atualizou e ainda muda diariamente para evitar essa poluição de marketing. Nesse artigo vou falar sobre isso e expor a minha opinião de que o melhor para a sua empresa é criar uma página (Fan Page) e não um perfil.

Como Funciona o Perfil do Facebook
Recentemente a equipe do Facebook lançou a Linha do Tempo e reinventou sua estrutura criada em 2006. A Linha do Tempo é uma forma de mostrar quem você é, o que você faz e onde você foi. É uma revisão completa do projeto, que faz uma história visual de tudo que você já fez. 


Se você criou uma perfil para sua empresa poderá adicionar pessoas e mais pessoas correndo o risco de ser bloqueado. Suas informações serão vistar por apenas uma parte dos amigos, os que tiverem maior interatividade com o perfil. O perfil se esgota quando chega a marca de 5 mil. E o perfil da sua empresa corre o risco de ser denunciado por qualquer pessoa e simplesmente bloqueado ou excluído por Mark.

Como Funciona uma Fan Page
Um perfil é representado por uma pessoa física. E de acordo com os termos de serviço do Facebook, nenhuma marca pode ter um Perfil. E com toda razão, pois um perfil não tem as oportunidades que uma Fan Page proporciona para uma marca.
  • Os perfis possuem um limite máximo de amigos. As Fan Pages não possuem nenhuma limitação quanto ao número de fãs;
  • Uma Fan Page permite que você crie aplicativos e interaja com milhares de fãs. Além disso, você pode promover discussões, enquetes, vídeos, fotos etc;
  • Através da Fan Page é possível analisar os dados em forma de relatório. Você tem dados demográficos, alcance, repercussão e muitas outras métricas para avaliar e entender o desempenho e os fãs da sua página;
  • Assim que um usuário curte a sua Fan Page, automaticamente ele passa a receber as suas atualizações da página em seu mural. E se ele interagir com a Fan Page, os amigos dele também recebem a interação em seus respectivos murais.

A sua empresa merece uma Fan Page
Na minha opinião sua empresa precisa ter uma site e necessita de uma Fan Page atualizada diariamente. Sua marca deve estar em contato com o cliente e presente em sua vida. Não adianta criar uma página no Facebook e deixar abandonada. Se não tiver uma equipe especializada contrate esse serviço de uma agência.

Tem empresas que estão abandonando seus sites e migrando para o Facebook. Isso é perigoso pois se o cliente quiser obter maiores informações irá procurar o site. Outro motivo é de que paginas de pesquisa como o Google não mostram conteúdos postados no Facebook. Para atender essa demanda o ideal é ter um site dinâmico e postar conteúdos nele também.

O principal motivo de se criar uma fan page é de que todos que estiverem seguindo suas informações são clientes em potencial. Pois se identificaram com sua marca e optaram por seguir. Ao contrário do perfil que obtém um número de seguidores que não se identificam com a marca. Na fan page sua empresa constrói seguidores limpos e no perfil obtém seguidores poluídos.

Na Fan Page:
  • Você se aproxima dos seus consumidores;
  • Entende o que seu público-alvo precisa;
  • Faz promoções exclusivas para os seus fãs;
  • Sabe quem são as pessoas que mais interagem com sua marca;
  • Potencializa a comunicação da sua marca.
Mais sobre Fan Page nesse Vídeo:


Espero que tenha contribuído um pouco para você que estuda em colocar uma Fan Page para sua empresa ou você que já possui e está buscando informações para melhorar ainda mais e atender melhor seus clientes. Comente aqui e deixe sua opinião. Forte abraço!!!